Saturday, March 5, 2011

Onde a vida se perde

Onde a vida se perde ***
Paulo Ferreira, Quetzal, 2011

Já por várias vezes tenho falado dos impulsos que me levam a pegar num livro. Não vou repetir todos mas um deles é a Editora.

Foi a chancela da Quetzal que me levou a pegar no livro de hoje.

Para além de um passado com pergaminhos, a editora está a passar por um saudável momento de edição, pela mão de Francisco José Viegas, com grande aposta na qualidade dos títulos escolhidos, boas traduções, aspecto gráfico sóbrio mas apetecível.

Aprovada a bonita capa, passamos às badanas para entrever o que se passa lá por dentro.

O autor é um nome bem conhecido de quem se dedica a esta coisa dos livros ou dela gosta simplesmente. Paulo Ferreira dinamiza o blogue de edição Blogtailors e é colunista da revista LER, entre outras actividades que desenvolve.

Partindo de uma situação de morte eminente Onde a vida se perde, título deste seu primeiro romance, é-nos contada uma história urbana com vida dentro, aliás vidas, em que prolifera a solidão, apesar das companhias.

Pedro recebe a notícia de que tem seis meses para viver. Diz a Mia, sua companheira, que gostava de promover um almoço com um número reduzido de convidados e indica três: Alice, Rita e Cármen, suas anteriores paixões.

Depois é a tensão psicológica entre as quatro mediada por Pedro.

Paulo Ferreira promete. Esperemos pelo próximo livro. Até lá, parabéns por este Onde a vida se perde.

Joaquim Gonçalves
Sines, 5 de Março de 2011

Ler mais AQUI

1 comment:

Booktailors - Consultores Editoriais said...

Confesso que apenas agora encontrei a sua simpática referência, que muito agradeço.
Um abraço amigo,
paulo ferreira.