Tuesday, October 18, 2011

Lusco-fusco









Lusco-fusco
Cristina Carvalho, Sextante, 2011

Cristina Carvalho convoca os quatro elementos para uma história que tem tanto de onírica como de apelo às memórias mais antigas e recônditas que o cérebro pode guardar, nem sabemos bem em que cantos ou esquinas.

Só uma mente limpa e apaixonada pela vida consegue guardar e devolver-nos tais sonhos, que foram nossas grandes certezas de infância.

Quem afiança que não existem gnomos? Quem se atreve a desmentir a existência de fadas?

Cristina Carvalho, observadora e amante da Natureza, está ligada e liga-nos à terra. À terra humosa sem vestígios de cimento ou alcatrão. Esses mesmos impermeabilizantes que nos toldam a memória… e os sonhos.

É lugar-comum dizer que ler nos torna melhores pessoas. Em Lusco-fusco, e para que esse fenómeno seja mais rápido e certeiro, a Autora oferece-nos Viktor e, através da leitura, veste-nos neste maravilhoso personagem que se pode tornar invisível ou transformar-se “nalguma coisa verde ou nalguma coisa castanha, numa árvore, num arbusto” (p.33).

Continuamos a ler e somos Rocka “neste sítio onde nos encontramos e onde, por agora, estamos a viver, o mais importante é aquilo que imaginamos e não aquilo que realmente se passa” (p.35).

E este será um dos grandes segredos e benefícios da leitura. De qualquer leitura.

Lusco-fusco, editado em Setembro de 2011 pela Sextante, foi escrito por Cristina Carvalho mas conta ainda com belíssimas ilustrações de Pierre Pratt.

Sines, 18 de Outubro de 2011



Joaquim Gonçalves

1 comment:

Cristina Carvalho said...

Muito obrigada, Joaquim, pela tua apreciação.

Um beijo

Cristina Carvalho