Tuesday, February 7, 2012

Uma fazenda em África



Uma fazenda em África
João Pedro Marques
Porto Editora, Fevereiro 2012

“Mesmo quando se tinha sucesso – como era o seu caso - , faltava geralmente o que de facto interessava. E às vezes essa conclusão batia uma pancada dura no seu coração e vinha-lhe uma grande tristeza, que procurava arrumar atrás de uma pragmática: a vida era assim mesmo e todos tinham de se ajustar ao que era possível, extraindo disso tudo o que pudessem” (pp. 428-9).

É a história de uma colonização. Da fundação de uma cidade. Não é um romance histórico, se é que pode haver essa categoria na literatura .É, sim, literatura. E da boa.

João Pedro Marques, depois de “Os dias da Febre”, publicado em Março de 2010, e que situava o romance “em 1857, quando Lisboa estava a ser atingida por uma epidemia de febre-amarela que mataria mais de 5 mil pessoas”, surge agora com “Uma fazenda em África”, romance que acompanha a vida e as histórias dos primeiros colonos numa terra brutal, trazendo à superfície os sucessos e desaires, os perigos e as surpresas da sua fixação num território inóspito e selvagem”.

Mas, por ser assim, não quer dizer que esse território fosse virgem de seres humanos. Eles já lá estavam há muito tempo, com as suas tradições e as suas hierarquias.

A crueldade não é palavra inventada pelos colonizadores, embora esses dela dessem bastante uso. Disso é prova as tribos de cortadores de cabeças ou o exército de amazonas. Entre os portugueses, facilmente odiamos, por exemplo, José Joaquim Costa, que quebra a harmonia possível dos primeiros colonizadores quando chega, como eles, de Pernambuco com uma segunda vaga.

Mas a África está lá toda. Do rio sem água à humidade do mato. A terra vermelha. Da exuberância das celebrações até à noção de tempo – ou falta dela! Até o nome do criado que responde por Coitadinho Amigo, só possível naquele continente.

O livro de João Pedro Marques vai mais além do que uma história sobre colonização. Antes, começa por ser uma história de emigração e de luta pela sobrevivência. Pelo meio há o ser humano que ama e odeia. E o amor está presente da primeira à última página.

“Uma fazenda em África”, “baseado numa investigação histórica meticulosa e tendo como pano de fundo a colonização de Moçâmedes”, é um livro sério, escrito por um historiador profissional, com a categoria de um escritor profissional.

Sines, 7 de Fevereiro de 2012
Joaquim Gonçalves



JOÃO PEDRO MARQUES VAI ESTAR NA LIVRARIA A DAS ARTES NO DIA 3 DE MARÇO, ÀS 16 HORAS, PARA APRESENTAR E AUTOGRAFAR O LIVRO.

1 comment:

anareis said...

Querida(o) amiga(o). Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0