Saturday, March 5, 2011

Maldito Karma

Maldito Karma ***
David Safier, Planeta, 2011

Quando me oferecem um livro faço questão de o ler. Seja a oferta de um amigo – se este me ofereceu exactamente aquele livro por algum motivo foi – seja por motivos profissionais, como é o caso, em que quem oferece espera, pelo menos, uma breve opinião.

Este é daqueles que, se não tivesse sido oferecido, dificilmente o teria aberto. O título afasta-me, o próprio assunto soava-me a série americana de segunda. Mas em boa hora o abri e li de seguida.

Diz-nos a contracapa, e aqui é aquela parte de falar da história propriamente dita, que uma apresentadora de televisão se encontra no melhor momento da sua carreira, quando sefre um acidente e morre, esmagada pelo urinol de uma estação espacial russa. No Além dá-se conta de que, ao longo da sua vida se limitou a acumular mau Karma: enganou o marido, descurou a filha e amargurou a vida de todos os que a rodeavam. Descobre então o seu castigo: está num formigueiro, tem duas antenas e seis patas… é uma formiga!

Kim Lange, a protagonista, não tem a menor vontade de continuar a arrastar migalhas de bolos depois de ter passado a vida a evitar os hidratos de carbono. Além disso, não pode permitir que o marido vá afogar as mágoas da sua perda com outra. Só lhe resta, por isso, uma saída: acumular bom Karma, para ascender na escala de reencarnação e voltar a ser humana. Mas o caminho para deixar de ser insecto e se converter num bípede é duro e está pejado de contratempos.

Há livros assim. Terminamos a leitura bem dispostos e sem azia no estômago.

Maldito Karma pode parecer um livro leve, dada a efabulação do seu enredo. Mas não é. A todo o momento recebemos recados de vida. Sobre a vida.

Lançado no início do ano pela Planeta, Maldito Karma, do alemão David Safier, será certamente uma boa leitura de verão.

Joaquim Gonçalves
Sines, 5 de Março de 2011

No comments: